terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Impressões de Leitura: O Amor é um Cão dos Diabos






Eu lembro que o primeiro livro que li do Bukowski foi o maravilhoso "Misto Quente", que eu comprei sem conhecer o autor, sem nenhuma pretensão e me apaixonei loucamente. Aquela sua acidez, a sua desmistificação da glória da vida americana me deixaram tão envolvida que eu não conseguia me despregar do livro. Desde então li muitas coisas dele, e ainda tem muito para ler, e gostei da maioria que li.O velho safado se tornou um dos meus escritores favoritos, e muito gente já me questionou porque eu, como feminista, gosto de Bukowski. Sim, por vezes ele é machista e chato. Por vezes eu quero socar a cara dele, mas a qualidade da sua escrita, o seu senso crítico a respeito da selvageria da vida nas metrópoles capitalistas me emocionam.Enfim gosto de Bukowski, me julguem!No entanto, lendo "O Amor é um Cão dos Diabos" descobri que eu prefiro seus romances e contos. Eu gostei de muitos poemas que compõe essa coletânea, mas eles não me emocionaram de fato. Eu não sei se é o momento que me encontro, ou se é a "temática" de grande parte dos escritos do livro, mas a dobradinha de sexo, mulheres e cerveja, e só, as vezes me cansam.Eu gosto do Bukowski crítico, descrente, ácido.Eu gosto do seus poemas mais "intimistas" e apaixonados como o MARAVILHOSO "Dinosauria, we" (meu preferido) ou o famoso "Bluebird" e o fofo "My Cats", pode ser meio simplista demais da minha parte, mas é essa face do Buk que me apaixona mais.Enfim "O Amor..." é um bom livro, mas não é imperdível, ao menos para mim. Porém ainda continuo amando esse velho bêbado, mesmo com todas as suas besteiras e preconceitos.




Meu poema favorito <3

2 comentários:

  1. Eu sou LOUCA pra ler esse livro do Bukowski. =D E fiquei ainda mais depois de ler sobre ele aqui.

    lullabyforju.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. O meu poema favorito também é Born into This. Aquele vídeo dele caminhando nas ruas com ele mesmo narrando me deixa arrepiada toda vez. Na preferência dos escritos dele somos mesmo parecidas, eu também prefiro a crítica, os momentos de solidão, a hora em que ele mostra o pássaro azul que quer sair! Mas mesmo assim também gosto de quando ele tá na merda de bêbado, eu sempre rio demais!
    Beijos!

    ResponderExcluir