quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Indicações para o feriado


Eu sou brasileira e não, eu não gosto de carnaval. Embora eu goste de alguns "regionalismo" da minha "terra",  que é Goiás,tipo arroz com pequi (amo/sou), pão de queijo, pamonha e etc, essa alegria contagiante de carnaval e futebol não me animam nem um pouco.
E é por isso que se você é assim como eu e está sem absolutamente nada para fazer nesse "feriadão", ou quer fazer algo mais que comer e dormir, abaixo eu listo algumas indicações de blogs e vlogs que falam sobre livros, filmes e feminismo e que podem contagiar mais que o samba no pé.

Então comecemos...

Livros

Não é segredo para ninguém que tenho verdadeira paixão por literatura. Então sempre procuro por blogs e vídeos que oferecem indicações bacanas de livros. Nessas andanças pela rede descobri esses canais no youtube que são sensacionais:


  •   Canal da Tatiana Feltrin, o Tiny Lilttle Things: A Tatiana é bem antiga no ramo dos vlogs, e nesse ela, além de falar sobre literatura em geral, sobre seus livros preferidos, suas leituras da semana, ela indica ótimos títulos para quem gosta de ler. Vale a pena


  •  Canal da Claire Scorzi:  eu descobri esse canal por intermédio da Michelle Henriques, que fazia parte do blog Dose Literária (que também é bem bacana) e agora é dona do "...In a Handful of Dust" (que é lindo também. A Michelle escreve muito bem). A Claire é bibliotecária,  apaixonada e profunda conhecedora de literatura, as suas explicações e a forma como ela fala sobre livros te faz sentir vontade de mergulhar naquela leitura de cabeça e mais que isso, te faz desejar ter tido a Claire como professora de literatura na escola.A série de vídeo que ela criou, incentivando a leitura dos clássicos da literatura, realmente nos faz perder um pouco desse medo terrível que temos de ler esse tipo de livro. Para conhecer de literatura, esse canal é perfeito.


Vintage/Retrô


O "universo" de moda, decoração e etc, vintage/retrô sempre me atraiu muito. Eu amo os cabelos, a maquiagem, as roupas, os carros antigos e os blogs de meninas que seguem esse estilo me ajudam muito, tanto para compor meu estilo, quanto para saber um pouco mais sobre a história da moda em si.
Dos blogs e canais que eu mais gosto e que falam sobre esse tema estão:


  • Menina Maça: a Charlote, dona do blog, é  de Joinville e, há um tempinho (não sei ao certo quanto tempo), ela mantém esse diário belíssimo, em que fala sobre moda vintage, DIY, entre outras coisas que envolvem o universo retrô. Além disso ela mostra fotos de seus looks maravilhooooosos.



  • De Volta ao Retrô: Este blog é uma coisa linda. Ele fala sobre design, decoração e arte vintage, e é ideal para quem é designer e gosta de utilizar essa linha antiguinha em suas artes.



  • Glamour Daze: o glamour daze é um canal no youtube e é também um blog, que funciona como uma espécie de acervo de imagens e vídeos sobre moda, maquiagem vintage. No canal do youtube, inclusive tem uma vídeos de maquiagem de época incríveis. 


Feminismo


O feminismo é a minha formação político/ideológica, é o que me move nesse mundo doido e me dá esperanças. Assim dos blogs que mais gosto nessa temática estão:


  • Escreva Lola Escreva: este é até bastante famoso, a Lola é uma pessoa fantástica que além de sempre trazer textos excelentes e ótimas reflexões sobre feminismo, opressão e empoderamento, ela ainda faz ótimas críticas de filmes. Esse é mais que indicação é leitura obrigatória



  • Feminist Frequency: o Feminist Frequency é um canal mantido por Anita Sarkeesian, uma crítica de mídia americana, onde ela posta vídeos em que faz análises sobre diversos elementos da cultura pop e da "cultura de mídia" em geral, como video-games, livros, filmes, focando essencialmente sobre o papel que é legado à mulheres em cada um desses elementos. O canal é uma verdadeira aula de crítica de mídia e ótimo para que saibamos como nós mulheres somos retratadas de forma preconceituosa pela mídia.




É isso, espero que gostem, aproveitem o feriadão e me falem o que acharam das indicações.




2 comentários: