segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Livros: O Lado bom da Vida








Certa vez li em algum lugar que um livro entra em sua vida quando você precisa dele, ok de longe pode parecer delírios desse "povim" que vive com cabeça nos livros (e talvez seja mesmo), mas para mim essa máxima veio a calhar nesse momento da minha vida.
A história do livro centra-se na vida de Pat Peoples e seu processo de recuperação mental logo que ele sai de uma centro de tratamentos para de transtornos mentais, ou como ele mesmo chama "o lugar ruim".
Narrado em primeira pessoa, Pat vai ao longo das páginas construindo (ou desconstruindo?) sua vida para nós, a sua luta para reencontrar Nikki sua ex-esposa (que Pat ainda pensa ser atual), a tentativa de construir uma relação com seu pai, um apaixonado por futebol americano, e o encontro com Tiffany, uma também "desasjustada", por assim dizer.
O romance, de leitura leve, nos prende do ínicio ao fim de suas páginas, fazendo com que nos apaixonemos por Pat, por sua sensibilidade e por seu modo otimista de ver a vida, resultado do seu processo de reabilitação no "lugar ruim".
E é através dessa visão, dessa busca das coisas boas que se encontram até mesmo nas coisa ruins, que Pat me conquista, na prática de ser gentil ao invés de ter razão, da busca de forças positivas para não ceder as pressões ruins desse mundo louco, é que Pat me ensina o que para mim é tão difícil aprender sozinha.
Sim, em minha vida toda lembro de ser uma pessoa pessimista de ver o ruim mesmo naquilo que é bom, e esse tipo de comportamento sempre me afundou em tristeza e recriminações, de uns tempos para cá tenho tentando tratar a minha tendência ao negativo.
O Lado Bom da Vida chegou para mim como uma dádiva natalina, me mostrando caminhos a seguir, filosofias em que me fiar para ter coragem de seguir a vida, ou mesmo entender que as coisas que acontecem boas ou ruins não são uma maldição, ao contrário é só a vida com seus altos e baixos e mesmo os baixos são bons porque é com ele que aprendemos afinal.
Assim, O Lado bom da vida foi o lado bom de algumas coisas ruins que aconteceram em 2013, mas agora eu sei que tudo pode acabar bem afinal.

2 comentários:

  1. Eu tenho um pouco de preconceito porque não gosto da Jennifer Lawrence nem do carinha aí. Aí quando o livro vem com capa de filme eu fico com preconceito de ler! Vou ver se dou uma chance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha um pouco de preconceito também porque eu pensava que era um desses romances chatos aos moldes de crepúsculo, mas um amigo me disse para dar uma chance e eu acabei adoraaando o livro. Eu gostei do filme também, eu gosto da atuação do Bradley Cooper demais nesse filme, mas claro né o livro é muuuuuito melhor, dá uma chance para ele Anna hahahh.

      p.s: Eu ODEIO quando esses editores fazem a capa dos livros baseados nos filmes.

      Excluir